Este trabalho tem por finalidade elaborar um roteiro de aula fazendo uso do software GrafEq como exemplo de uma das tecnologias da informação e comunicação (TICs), será utilizada como ferramenta didática para o ensino de matemática em uma turma da Educação de jovens e adultos (EJA) em especial no ensino de funções quadráticas. Nesta aula será abordada a definição de parábola como também dos elementos que a constituem, utilizando o software como ferramenta para a investigação matemática do problema proposto. O uso das TICs é importante para o aprendizado dos alunos e o docente devido ao crescente avanço tecnológico que vivenciamos e de todas as possibilidades que o uso da tecnologia pode trazer as aulas. A escolha do software GrafEq se deu principalmente por sua gratuidade, simplicidade de manuseio e tradução para a língua portuguesa, sendo assim considerado excelente para o público alvo a ser trabalhado. A ferramenta tecnológica desperta uma motivação maior para o discente, possibilitando uma melhor visão geométrica que o aluno passa a adquirir a partir do contato e produção de esboço gráfico das funções, configurando-se uma oportunidade perfeita para o professor sair um pouco das aulas tradicionais, sempre necessárias, mas tão questionadas nos dias de hoje, quando se tornam a única metodologia utilizada pelo professor.