Diante dos vários problemas e desiquilíbrios ambientais faz-se necessário que a humanidade se conscientize sobre os grandes malefícios que está gerando ao planeta, sendo preciso dar atenção ao meio ambiente. No espaço educacional, este debate deve se fazer presente na escola. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar como a gestão escolar reflete e organiza a questão ambiental na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Clementino da Silva Freire, sendo uma instituição pública, localizada na cidade de Alagoa Grande – Paraíba, que atende os níveis de educação infantil e fundamental do 1º ao 5º ano. A função da escola é garantir um diálogo com esse tema, entendendo-o como uma urgência social que infere na realidade e na transformação. É essencial dialogarmos sobre a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental para garantir uma melhor reflexão e conscientização das crianças sobre os vários problemas ecológicos existentes em nossa sociedade. A pesquisa possui uma metodologia com enfoque qualitativo e prosseguiu com uma entrevista escrita de roteiro estruturado com perguntas sobre a prática educativa da instituição acerca da educação ambiental. A partir dos relatos da diretora é possível perceber que a escola vem trabalhando o tema, com uma prática educativa diária, incluindo advertências para coibir atitudes que não contribuem para melhorar o meio ambiente no recinto escolar. Portanto é essencial que a aprendizagem e o diálogo comecem desde cedo nos anos iniciais, incorporando também o sentindo nas famílias.