A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. A música sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se estruturar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Consta-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o disseminar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser criada ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, dispondo ainda das características climáticas e o acesso tecnológico que envolve toda a relação com a linguagem musical. A música possui a competência estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. Ela é uma linguagem local e global. A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos por colonizadores portugueses, escravos e pelos nativos que habitavam o chamado Novo Mundo. Outras influências foram se somando ao longo da história, estabelecendo uma enorme variedade de estilos musicais. Nesse projeto, Produção de material didático e pedagógicos musicais vivenciados em sala de aula dentro de um contexto escolar nas práticas pedagógicas da educação básica, do Colégio de Aplicação/ Cap, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) elaborado com os alunos do ensino fundamental II, tem o intuito de trabalhar a música de uma forma mais simplificada e atrativa, influenciado nos grupos artísticos que desfrutam objetos e materiais diversos em suas criações musicais. Com aspecto prático e reflexivo, as aulas foram organizadas em três etapas: Apreciação Musical, Execução Musical e Criação Musical. Os alunos tiveram a chance de conhecer, refletir, apreciar, praticar e criar. Além disso, fizeram experimentações com diversos sons, os quais foram aplicados nas execuções e criações musicais de forma individual e em grupos. As aulas de música com sons excêntricos favoreceram a expressão agitada, criativa e prazerosa no fazer musical coletivo e individual ao valorizar a música como forma de expressão, desenvolver o senso crítico e ao auxiliar para a construção de uma política de valorização da arte e do ser humano.