O trabalho ora apresentado surge de discussões, encaminhamentos e vivências com as danças na formação de professores em Educação Física que refletiram sobre corpo, escola, linguagens, ensino das danças na contemporaneidade, dentre outros conteúdos. No intuito de aproximar o futuro professor à realidade escolar foi proposto pelo componente Danças experiências de ensino das danças em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular, de forma a reconhecer suas fragilidades e potencialidades a partir de uma apreciação crítica. O objetivo deste trabalho é descrever e refletir sobre a experiência de ensino das danças de salão na escola em uma turma do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antonino, em Campina Grande-PB, nas aulas de Educação Física, bem como, apontar alguns indicadores pedagógicos para o ensino das danças nas aulas de Educação Física numa realidade local no trato da BNCC. No trabalho realizado foi possível o exercício de ser professor(a) através da operacionalização de conhecimentos apreendidos na universidade, no curso de formação de professor em Educação Física. O ponto de partida do fazer docente compreendido na singularidade e pluralidade de corpos jovens que, por sua vez, se revelaram resistentes, mas, ao mesmo tempo, disponíveis para novos aprendizados sobre a dança consigo e com o outro a partir do conhecimento de outras culturas e gestos da salsa e da troika.