SOUZA, Maria José Alves De et al.. A família e o desempenho dos filhos na escola. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/45770>. Acesso em: 23/12/2024 08:12
Não é algo inusitado a quem faz parte do universo educacional, reconhecer o fundamental papel que a família exerce sobre o desempenho dos filhos em todo o processo de formação educacional. Este reconhecimento está pautado nas mais diversas pesquisas realizadas no âmbito nacional e até internacional. Este apoio não consiste apenas no investimento econômico, mas principalmente no acompanhamento diário das atividades propostas às crianças e jovens. Outro fator muito importante na formação educacional das crianças e jovens segundo estas mesmas pesquisas é a atuação do professor frente a esta demanda, o olhar do educador torna-se um aliado muito forte na boa relação escola-aluno. Fazer prognóstico sem base edificadas pode ocasionar em intervenções pedagógicas desastrosas e nada eficazes. Para se ter uma oferta de educação de qualidade para todos , a escola pública precisa ser capaz de garantir o acesso , a permanência e o sucesso do aluno na escola. Estudo realizado pela UNESCO, em parceria com o Ministério da Educação , elege como prioridade, dentre tantas funções importantes que a aproximação das escolas e das famílias. Segundo a pesquisa quando a escola melhora seu conhecimento e compreensão sobre os alunos, sua capacidade de comunicação e adequação das estratégias didáticas aumenta e, em consequência, aumentam as chances de um trabalho escolar bem-sucedido. O planejamento educacional deve ter uma aproximação do universo social dos alunos e traz desafios que extrapolam as atribuições e competências dos profissionais da educação.