A comunicação aborda a experimentação como proposta metodológica para trabalhar a disciplina de química na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa envolveu estudantes do segundo ano do Ensino Médio na modalidade EJA de uma escola pública em Assu/RN. Os conceitos escolhidos foram os de Ácidos e Bases, tendo como foco o Ensino de Química para a cidadania. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo participante. Para obtenção dos dados foi feita uma entrevista com o professor de Química da turma escolhida e questionários com perguntas abertas com os estudantes. Este último instrumento foi escolhido com vistas a identificar possíveis dificuldades da turma em relação aos conteúdos de Química. Com base nos dados obtidos propomos atividades com experimentos químicos para trabalhar alguns conteúdos desta área do conhecimento. Ao final, foi produzida uma exposição dos experimentos pelos discentes com vistas a socializarem com outras turmas do ensino médio os resultados dos trabalhos. Concluímos que a experimentação no ensino de Química é imprescindível para uma aprendizagem significativa; para o despertar da curiosidade dos alunos em relação aos conteúdos inerentes a esta área do conhecimento. Logo, é importante que os docentes busquem a inter-relação entre teoria e prática, para que os alunos da Educação de Jovens e Adultos aprendam sobre os diferentes conteúdos por meio de situações problemas que estejam inseridas no contexto social, permitindo assim pensar a Química de maneira interdisciplinar, contribuindo para a formação crítico social desses sujeitos.