A formação inicial consiste em um momento crucial para configuração e reconfiguração de concepções relacionadas ao exercício profissional. Nesse sentido, o presente trabalho visa analisar as concepções de licenciandos em Pedagogia acerca dos processos de ensino, aprendizagem nos diferentes ciclos de vida e o possível impacto dos componentes de Psicologia Educacional na reconfiguração dessas concepções. Para isso, foram utilizados métodos mistos, com coleta de dados através de questionários semiestruturados, compondo uma amostra de 59 alunos que não cursaram os componentes de Psicologia Educacional e 54 que já haviam cursado os referidos componentes. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo, subsidiando a construção de categorias a posteriori. Os resultados demonstram que 43,9% dos estudantes que não cursaram e 28,3% dos que já cursaram componentes de Psicologia Educacional apresentaram concepções de ensino e aprendizagem centradas no professor; enquanto 50,8% dos que não cursaram e 52,8% dos que já cursaram expressaram concepções incoerentes entre si. Em relação aos ciclos de vida, 47,5% dos discentes que não cursaram e 65,4% dos que cursaram não diferenciaram os ciclos; enquanto 49,1% dos estudantes que não cursaram e 25% dos que cursaram os diferenciou com base em estereótipos. Após aplicação e categorização dos dados, foram realizados grupos focais com alguns estudantes, em que as categorias anteriormente analisadas foram objeto de discussão dos grupos, as quais confirmaram algumas das análises oriundas dos questionários. Dessa forma, conclui-se pela necessidade de repensar o papel da Psicologia Educacional na formação e atuação do pedagogo e fomentar discussões entre pesquisadores e docentes que atuam nessa área.