As Oficinas Temáticas representam uma proposta didática de ensino que busca resolver uma situação-problema com base em conhecimentos teóricos e práticos cuja finalidade é formar cidadãos críticos, com conhecimentos científicos e tecnológicos suficientes para atuação na realidade física e social. Esse trabalho apresenta resultados de ações do PIBID/UEPB através da aplicação de uma oficina temática realizada no colégio da rede estadual Dr. Hortêncio de Sousa Ribeiro (PREMEN) para alunos do ensino médio e do sistema inovador em 2013. O tema trabalhado foi a Química dos Refrigerantes, onde os alunos simularam experimentos envolvendo questões da acidez nos refrigerantes trabalhando os conteúdos de funções inorgânicas: ácidos e bases. Os experimentos escolhidos permitiram explorar conceitos relacionados ao tema e proporcionaram situações onde o aluno faz ligação entre a química e seu cotidiano. Por meio de questionários foi possível avaliar que esta metodologia, foi bem aceita pelos alunos e professores, facilitando na compreensão dos conhecimentos químicos, gerando aprendizagem significativa. Logo, a oficina temática contribuiu para promover um ensino que atenda as propostas dos DCNEM, através da interligação dos conteúdos com o contexto social, além de ter ajudado os alunos a construírem o conhecimento, para resolver suas situações problemas cotidianas.