, Marialucicleidedasilvaberto. Ensinando geometria por meio da oficina de jogos. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47233>. Acesso em: 05/11/2024 05:10
Este trabalho tem como objetivo central relatar uma experiência vivenciada por uma aluna da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, no período de junho/2017 a fevereiro/2018, atuante em uma escola da rede municipal de Garanhuns-PE. Aqui, serão apresentadas as ações que foram desenvolvidas em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma oficina “aprendendo geometria através de jogos”, que foi desenvolvida com 28 alunos, divididos em duplas. A atividade desenvolvida consistiu na confecção, pelos alunos, de um dominó geométrico com EVA, no intuito de que conseguissem se apropriar do conhecimento relacionado à geometria plana e a partir disso, estabelecer comparações entre as formas geométricas, promovendo assim uma aprendizagem mais dinâmica por meio de experimentações e materiais concretos.