Este texto objetiva socializar a contribuição do aplicativo JClic (software), como uma ferramenta que auxilia no ensino-aprendizagem. Participaram da pesquisa dezesseis estudantes do Ensino Fundamental (7º ano) de escola pública e municipal em Angelim-PE, de ambos os sexos, com idades de 12 a 13 anos. Utilizamos um questionário (aberto e fechado) para investigar a importância do aplicativo no conteúdo de Ciências, que nesse estudo foi o “Reino dos Seres Vivos”. Utilizamos como estímulo para as aprendizagens: palavras cruzadas, complete a lacuna, caça-palavras, quebracabeça, jogo da memória. Todos os alunos participantes reconhecem a importância do aplicativo e justificam expressando: jogos facilitam a aprendizagem; tornam as aulas de ciências mais atrativas e divertidas; despertam o interesse e a criatividade. Poucos levam em consideração o memorizar os conteúdos. Das aprendizagens de atividades vivenciadas em sala de aula utilizando o aplicativo, os mesmos atribuem, a si mesmo, notas de 9,0 a 10,0. Conclui-se que o uso do aplicativo JClic contribui para o estímulo dos alunos, e que os mesmos demostraram interesse e dedicação para as atividades realizadas e, dessa forma, podemos inferir que o referido aplicativo, como instrumento didático, contribui de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem entre educandos-professor/educador.