Neste trabalho analisamos a fala de discentes do EJA objetivando desvelar suas memórias em relação
a educação. Para acessar essas trajetórias de vida nos valemos das estratégias metodológicas da
história oral. Nosso campo de pesquisa foi uma turma do EJA I de uma escola municipal na cidade de
São Lourenço da Mata-PE. Realizamos entrevistas com três discentes e com a docente da turma.
Observamos que, nos casos analisados, a necessidade de trabalhar, seja em casa, para ajudar nas
tarefas domésticas, notadamente no cuidado de crianças, seja no trabalho remunerado, para sustento
material de si e da família até a falta de cultura escolar na família, foram fatores para não se prosseguir
com os estudos regulares. Na fala das entrevistadas, além dos problemas enfrentados emergiram
sonhos, expectativas e esperanças em relação ao porvir. Grande parte dessas promessas de futuro se
baseiam na escolarização, no desejo e na luta diária para que se cumpra a promessa tão propalada de
que a educação emancipa e que o conhecimento, de si e do mundo, empodera.