ÁFRICA NA SALA DE AULA: CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃOMarinalva Bezerra Vilar de Carvalhonalva.vilar@hotmail.comPrefeitura Municipal de Campina Grande-PB Apresentamos a experiência de trabalho com o projeto: África na Sala de Aula: Conhecimento e Valorização, desenvolvido com os educandos no segmento EJA do 6º ao 9º ano da E.E.E.F Maria Emília e Oliveira Almeida, na cidade de Campina Grande ano 2012. Foi realizado entre 13 de fevereiro a 20 de junho, na disciplina de História, no turno noite. O objetivo foi a desconstrução das imagens negativas sobre o continente africano, o povo afro brasileiro e construir na escola um ambiente de respeito às diferenças. Também como forma de inserir nos conteúdos a proposta da Lei 10.639/2003. Dessa forma, oportunizar os educandos refletirem sobre suas práticas de convivência social e modificá-la no sentido de criar novas possibilidades de valorização, de convivência e respeito com as diferenças raciais e combater o preconceito racial. Para alcançarmos esse objetivo tivemos como fio condutor os seguintes conteúdos: O que penso sobre a África?, Conhecendo o espaço geográfico do continente africano, Combate a Discriminação Racial, Imagens da África no Cinema, A Construção do Preconceito Racial, A construção histórica negativa sobre a África, Desconstruir a ideia de Democracia Racial. Elegemos como eixo norteador a educação e a cidadania, como forma de possibilitar os educandos o reconhecimento e a valorização da África e do negro na construção da identidade do povo brasileiro. Elegemos como marco teórico para desenvolvermos a filosofia pedagógica do projeto a proposta de Paulo Freire, para quem “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. (FREIRE,2003, p.25). Para constatarmos que o projeto alcançou seu objetivo, foi realizado como produto final a construção de um acróstico, com o tema Preconceito Racial.Palavras -chave: Lei 10.636/2003, África, Preconceito, Racial, Educação.