Visto que no contexto educacional contemporâneo as relações sociais se evidenciam de maneiras mais fluídas, no sentido Baumaniano. Pensar em um ambiente no qual se possa possuir as condições mínimas necessárias para à constituição de um vínculo humano mais genuíno é fomentar concepções positivas e contribuir para a construção e transformação destes. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva promover um diálogo entre à teoria de Paulo Freire, à concepção dialógica em Martin Buber e a educação, contribuindo de maneira mais efetiva no desenvolvimento de uma formação do sujeito embasada na dialogicidade, almejando uma sociedade mais igualitária e pertencente a ela mesma. Quanto a metodologia, caracteriza-se como um estudo de caráter bibliográfico, exploratório e qualitativo. Em pormenores, a pesquisa se delineia em duas concepções centrais: a primária, consistindo na utilização de referências-base para a construção das discussões como os livros Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e Eu e Tu de Martin Buber e as secundárias, caracterizada pelo uso de bibliografias traduzidas e de comentadores educacionais. Assim, ponderar sobre os modos de vida na contemporaneidade inclinadas num viés das políticas educacionais, é se deparar nos vários discursos e práticas que são impostas e que findam penetrando nos corpos dos acometidos, a exemplo da formação e manutenção das relações humanas dentro do contexto educacional. Em vista disso, através de perspectivas progressistas e uma Antropologia do Interhumano, como a educação freireana e a relação Eu-Tu buberiana, a educação pode ser pensada, considerando a singularidade e o conhecimento de cada sujeito.