Resumo: O presente artigo teve como principal objetivo trazer ao conhecimento dos
diversos atores envolvidos com a educação formal, que tanto o gestor educacional,
quanto o coordenador pedagógico, possa e devem intervir da melhor forma possível, na
elaboração e na execução do projeto político pedagógico da escola em que atuam,
subtraindo ou indicando conteúdos, que de uma forma ou de outra, mantenha o
currículo sempre atualizado. Porque os conteúdos, além de contribuir com o
desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes, contemplem também a relevância da
história local e a solução pacifica dos diversos tipos de problemas vivenciados pela
comunidade escolar. Assim, o presente estudo é oriundo de uma pesquisa bibliográfica
na qual, teóricos como: Freire (1996), Libâneo (2004), Izquierdo (2010), Schilling
(2011), dentre outros, contribuíram da melhor forma possível, com a fundamentação
desse objeto da pesquisa, deixando claro que tanto na formação educacional dos
profissionais da área da educação, quanto nos alunos, às lacunas provocadas pela
ausência de tais conteúdos, os quais deveriam fazer parte dos currículos e da grade
curricular desde as series iniciais até as diversas graduações, mestrados e outras tantas
formações acadêmicas. O estudo revelou a necessidade de disseminar nas salas de aulas,
nas mais diversas modalidades do ensino, os conteúdos elencados na Declaração
Universal dos Direitos Humanos, sensibilizando os estudantes sobre os direitos sociais,
assegurados e garantidos na supracitada declaração. Pois, os conhecimentos destinados
à educação para a paz, visem à sociabilidade, a corresponsabilidade, a construção de
uma sociedade mais justa, altruísta, pacifica e menos, bem menos violenta.