Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTOR / COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO PROMOTOR E MULTIPLICADOR, DOS DIREITOS HUMANOS E DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ, NO CONTEXTO ESCOLAR 1

Palavra-chaves: CULTURA DE PAZ, DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, CIDADANIA Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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      elaboração e na execução do projeto político pedagógico da escola em que atuam,\r\n
      subtraindo ou indicando conteúdos, que de uma forma ou de outra, mantenha o\r\n
      currículo sempre atualizado. Porque os conteúdos, além de contribuir com o\r\n
      desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes, contemplem também a relevância da\r\n
      história local e a solução pacifica dos diversos tipos de problemas vivenciados pela\r\n
      comunidade escolar. Assim, o presente estudo é oriundo de uma pesquisa bibliográfica\r\n
      na qual, teóricos como: Freire (1996), Libâneo (2004), Izquierdo (2010), Schilling\r\n
      (2011), dentre outros, contribuíram da melhor forma possível, com a fundamentação\r\n
      desse objeto da pesquisa, deixando claro que tanto na formação educacional dos\r\n
      profissionais da área da educação, quanto nos alunos, às lacunas provocadas pela\r\n
      ausência de tais conteúdos, os quais deveriam fazer parte dos currículos e da grade\r\n
      curricular desde as series iniciais até as diversas graduações, mestrados e outras tantas\r\n
      formações acadêmicas. O estudo revelou a necessidade de disseminar nas salas de aulas,\r\n
      nas mais diversas modalidades do ensino, os conteúdos elencados na Declaração\r\n
      Universal dos Direitos Humanos, sensibilizando os estudantes sobre os direitos sociais,\r\n
      assegurados e garantidos na supracitada declaração. Pois, os conhecimentos destinados\r\n
      à educação para a paz, visem à sociabilidade, a corresponsabilidade, a construção de\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: O presente artigo teve como principal objetivo trazer ao conhecimento dos diversos atores envolvidos com a educação formal, que tanto o gestor educacional, quanto o coordenador pedagógico, possa e devem intervir da melhor forma possível, na elaboração e na execução do projeto político pedagógico da escola em que atuam, subtraindo ou indicando conteúdos, que de uma forma ou de outra, mantenha o currículo sempre atualizado. Porque os conteúdos, além de contribuir com o desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes, contemplem também a relevância da história local e a solução pacifica dos diversos tipos de problemas vivenciados pela comunidade escolar. Assim, o presente estudo é oriundo de uma pesquisa bibliográfica na qual, teóricos como: Freire (1996), Libâneo (2004), Izquierdo (2010), Schilling (2011), dentre outros, contribuíram da melhor forma possível, com a fundamentação desse objeto da pesquisa, deixando claro que tanto na formação educacional dos profissionais da área da educação, quanto nos alunos, às lacunas provocadas pela ausência de tais conteúdos, os quais deveriam fazer parte dos currículos e da grade curricular desde as series iniciais até as diversas graduações, mestrados e outras tantas formações acadêmicas. O estudo revelou a necessidade de disseminar nas salas de aulas, nas mais diversas modalidades do ensino, os conteúdos elencados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, sensibilizando os estudantes sobre os direitos sociais, assegurados e garantidos na supracitada declaração. Pois, os conhecimentos destinados à educação para a paz, visem à sociabilidade, a corresponsabilidade, a construção de uma sociedade mais justa, altruísta, pacifica e menos, bem menos violenta.

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