KARLA, Wellma et al.. Democratização do espaço escolar: um estudo de caso. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/46897>. Acesso em: 23/12/2024 09:50
A gestão democrática e participativa vem sendo amplamente discutida ultimamente por inúmeros teóricos, estes, teorizam, principalmente sobre a necessidade de a escola proporcionar uma prática educativa de qualidade, gerando a integração e a melhoria das práticas pedagógicas realizadas na escola. Logo, a administração da escola deve proporcionar condições favoráveis para o desenvolvimento do individuo crítico e social, e para que isso ocorra é necessário que a escola tenha uma gestão democrática e participativa envolvendo os pais, alunos, professores, gestores, enfim, possibilitando que toda a comunidade escolar participe decisões da escola. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma descrição e análise das visitas, como também de entrevistas, feitas na Unidade de Educação Infantil Amélia Ferreira de Souza localizada na cidade de Mossoró no bairro Alto São Manoel, onde abordamos neste trabalho, aspectos relacionados à gestão democrática na escola, como o processo de participação de toda a comunidade escolar nas tomadas de decisões. Esta análise teve como motivação divulgar os dados coletados a partir de uma pesquisa realizada em uma unidade de educação infantil, com colaboração dos membros do conselho escolar, de todo o corpo docente da escola e da gestora da instituição. A observação e a análise de uma escola em sua plena atividade nos possibilitaram a compreensão sobre como se dão os processos de gestão participativa e sua funcionalidade, como também entendimento sobre os desafios que permeiam a gestão escolar os quais trouxeram uma grande contribuição ao nosso processo de formação como profissionais da educação.