É perceptível nos últimos anos a busca por novas ferramentas propiciadoras da aprendizagem nas escolas de ensino infantil, voltadas para o desenvolvimento da criança em sua plenitude, e dentro dessa perspectiva, a psicomotricidade se torna relevante. A referida pesquisa tem por objetivo analisar a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento social, cognitivo e motor da criança na Educação Infantil a partir de práticas de professores de escolas públicas e privadas neste nível de ensino. Especificamente, observar a postura do professor em abordar atividades psicomotoras, avaliar as maiores dificuldades ao trabalhar a psicomotricidade e verificar se os profissionais são conscientes do trabalho em atividades psíquicas e motoras das crianças nas escolas de ensino infantil. Esta pesquisa, realizada durante março a Junho de 2018, teve um caráter qualitativo, descritivo e quantitativo, baseado metodologicamente em pesquisas bibliográficas de autores que tratam do tema. Uma pesquisa de campo foi realizada através de visitas com observações, entrevistas e questionários aplicados a vinte professores, sendo 10 de escolas públicas e 10 de escolas privadas de Educação Infantil, localizadas em bairros do Recife- PE. Os docentes foram avaliados quanto ao uso da prática psicomotora com os escolares, analisando a postura destes na abordagem das atividades. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes aplicam e se dizem conscientes das práticas psicomotoras trabalhadas nas escolas infantis, todavia, as instituições de ensino não dispõem de materiais adequados para a aplicação das atividades propostas, refletindo na utilização de “ferramentas de fuga” por parte dos docentes para suprir a demanda educacional.