A escola básica precisa de um tema que traga significado e interesse do alunado, que também possibilite desenvolver conteúdos novos e clássicos da matemática no nível de escolaridade em que se está trabalhando. Esta necessidade está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) onde diz que é preciso existir contextualização nos conteúdos ensinados, pois todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto, ou seja, entre o aluno e a matéria, assim se o conhecimento é trabalhado do modo contextualizado a escola irá retirar o aluno da sua condição de expectador passivo e fazer com que ele se interesse mais pelo conteúdo (BRASIL, 1997). Podemos notar que a matemática se relaciona com vários outros campos científicos, como a tecnologia e o pensamento computacional. Bem como a matemática, o pensamento computacional e a tecnologia são importantes para o ensino médio, corpo científico e toda sociedade. Com isso, e tendo em mente que um dos conteúdos matemáticos posto pelos PCNs a ser ensinado no ensino médio é a função afim, diante do que foi exposto, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: Quais as potencialidades da Criptografia como ferramenta didática no ensino e aprendizagem da função afim?