ZAMPIERI, Margarete Fatima De Oliveira et al.. Autoestima e aprendizagem. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/46556>. Acesso em: 05/11/2024 03:20
O processo de aprendizagem é um tanto complexo e pode ser compreendido de várias perspectivas, mas existem pontos comuns presentes em várias teorias defendidas por vários psicólogos é a correlação entre as representações e condições internas do sujeito e também as situações externas a ele, sendo que cada pessoa possua a sua singularidade e o processo de aprendizagem deve ser diferenciado para cada pessoa. A aprendizagem é resultado de uma transformação que se baseia nas experiências do sujeito no mundo e sua interação estabelecida. A aprendizagem nada mais é que conhecimento, habilidades, valores e atitudes através de estudos, do ensino e das experiências adquiridas, abrangendo hábitos de assimilação que se realizam durante todo o processo de socialização. Desta forma o sujeito se mobiliza e desenvolve respostas para atender de maneira satisfatória as exigências da comunidade escolar e social. A forma de como as pessoas se comportam podem indicar a forma em que elas se percebem e se valorizam. Os estudiosos confirmam que a autoestima é um componente importantíssimo no desenvolvimento do sujeito e que o sujeito constrói ao longo de sua vida. Por tanto compreender e intervir de maneira positiva sobre os diferentes ritmos de aprendizagem resultará por parte do sujeito que realmente aprende, incentivando a construção do conhecimento e no seu aprimoramento do desenvolvimento cognitivo, incentivando-o a se tornar responsável pelo seu verdadeiro sucesso. Capaz de se tornar um ser pensante responsável, autônomo e saberá inserir seus conhecimentos a novas situações durante o percurso de sua vida.