Este estudo demonstra a importância das habilidades socioemocionais não só para a aprendizagem, mas também como um recurso de prevenção ao adoecimento mental. Na educação a credibilidade das habilidades socioemocionais é tamanha que, no texto da BNCC, elas são reconhecidas como as competências necessárias aos indivíduos no século XXI. Essas habilidades atuam diretamente no aprendizado, possibilitando que o indivíduo compreenda melhor o sentido da educação na sua formação. Não basta saber um conteúdo. É preciso ponderar suas aplicações na construção de uma sociedade mais igualitária. O acesso à educação de habilidades interpessoais contribui para a formação de indivíduos éticos que promovem a cidadania, o respeito, além de desenvolver outras características, como: ser mais seguros, inovadores, questionadores e empreendedores.
Outra vantagem dessa abordagem mais humanista nas escolas é a erradicação do bullying. Realidade na maioria das escolas brasileiras e mundiais, esse fenômeno é responsável pelo baixo rendimento dos alunos e pelo afastamento de jovens da escola, provocando até o suicídio infantil.
Desta forma, a educação voltada também para o desenvolvimento da inteligência socioemocional se faz imprescindível diante das mudanças constantes que a sociedade, bem como as relações humanas, enfrentam. Saber resolver conflitos, ter criatividade para se reinventar diante de crises e conseguir superá-las, buscar construir uma sociedade mais justa, não são habilidades inatas. Por isso, somente com uma educação voltada para a construção desses valores é que será possível atingir estes objetivos.