O presente artigo vem analisar as possíveis reflexões, desafios e possibilidades referentes as aulas de Geografia na educação básica do estado de Pernambuco. Nesta perspectiva, foi confrontada a realidade presente em sala de aula atualmente, formulada por uma amostra de professores de Geografia, e as teorias da ciência geográfica e da educação, analisando-se possibilidades para melhorias. Os procedimentos metodológicos adotados para alcançar os objetivos delineados na pesquisa foram: 1. Revisão da literatura de obras que trazem os conceitos chaves da educação e da Geografia escolar. 2. No segundo momento ocorreu a troca de saberes referentes aos conhecimentos específicos sobre ensino e ensino de Geografia, sobretudo, nos seus objetivos com base nos autores (LIBÂNEO, 2013; MIZUKAMI, 1986; CAVALCANTI, 2008; CAVALCANTI, 2012; PONTUSKA; PAGANELLI; CACETE, 2009). 3. No terceiro momento, foi elaborada uma entrevista semiestruturada e aplicada com professores das redes Municipal, Estadual e Federal de educação do estado de Pernambuco. Encontramos como realidade nas escolas, um aprendizado de Geografia cercado de bastantes dificuldades, onde muitas vezes, existe o pouco interesse dos pela disciplina. Como um desafio, apontamos a necessidade da utilização de metodologias ativas que favoreça ao rompimento do ensino pautado na passividade e no tradicionalismo. Sugerimos como uma possibilidade, a utilização de recursos que podem despertar melhorias no ensino, tendo como aliado as tecnologias que estão fortemente presentes na sociedade. Torna-se necessário que a aprendizagem do aluno deve ser mediada entre os conceitos próprios da Geografia e o seu cotidiano. Esta é uma possibilidade de saída do ensino passivo, centrado na figura do professor.