Sabemos que muitos estudantes têm dificuldades em relacionar conteúdos aplicados em sala de aula com situações que envolvem o seu cotidiano, neste sentido os livros paradidáticos trazem a possibilidade de envolver a matemática com outros saberes, tornando assim a interdisciplinaridade uma realidade. A capacidade de buscar métodos que ajudem no ensino dos conteúdos tem se mostrado importante tanto para o professor, que será o responsável por mostrar os meios, como para os alunos que também irão se beneficiar com o uso destes livros. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo mostrar a importância dos livros paradidáticos matemáticos para o auxílio da metodologia utilizada, , buscando trazer uma matemática mais humanizada. A metodologia utilizada neste artigo é de revisão bibliográfica de livros paradidáticos que consistiram na aplicação e na relação do conteúdo com situações e meios que possam envolver a matemática e também de aplicações com alunos de ensino fundamental II e das graduações da UNEB. O arcabouço teórico foi feito através da leitura de livros paradidáticos de autores como BAKHTIN (1997), MACHADO (2010), DALCIN (2002). Como resultado da pesquisa e aplicação dos conceitos abordados neste artigo, chegamos à conclusão de que os livros paradidáticos podem ser de considerável importância no ensino de conteúdos matemáticos já que fazem relação com coisas que os alunos jamais imaginariam que seriam matematizados, logo, pode despertar o interesse dos mesmos em visualizar que a matemática está em tudo.