A presente pesquisa teve como foco principal analisar os impactos que as tarefas de Matemática podem promover na discussão conceitual do letramento no Sistema Numérico Decimal de pessoas idosas. A metodologia da pesquisa foi uma pesquisa-ação, sendo realizada em três etapas: diagnóstica, período de intervenção e verificação final. O sujeito participante da pesquisa foi um idoso de 92 anos de idade. Iniciamos aplicando uma atividade diagnóstica, envolvendo o material dourado com a intensão de identificar os saberes prévios do participante referente aos conhecimentos da Matemática. Após a execução e análise deste recurso didático, foi possível planejar uma continuidade de atividades no período da intervenção que se iniciou no mês de janeiro de 2018, finalizando-se em maio deste ano. No fim deste período, aplicamos uma atividade de verificação final dos conhecimentos assimilados pelo participante. Como resultado constatou-se que a utilização de atividades com a contribuição de materiais concretos favoreceu a assimilação de novos conhecimentos, envolvendo conceitos de numeralização, consequentemente ativando a memória e o pensamento lógico-abstrato no participante. Com isso, concluímos que o processo de ensino e aprendizagem ocorre ao longo de toda a vida e oportuniza a assimilação de conhecimentos pelo sujeito, independentemente da idade que possua. Sendo assim, de forma singular, consideramos que os conhecimentos matemáticos podem favorecer o desenvolvimento da cognição dos que estão na terceira idade, quando forem direcionados a este fim.