Esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar a prática docente em uma redede ensino superior privada, da cidade de Maceió-AL, a partir da abertura do capital educacional para os trabalhadores que iniciam um curso superior. Estes representam uma nova demanda a qual repercute na atuação dos professores na contemporaniedade. As etapas desta investigação contemplam: (i)pesquisa bibliográfica embasada no processo de transformação Institucional e didático do Brasil colonial até os dias atuais; (ii) análise da relação entre individuo, contexto socioeconômico e educação superior e (iii) entrevista semiaberta com professores de diferentes áreas e ambos os sexos. A entrevista direcionará percepção de suas práticas profissionais, após a transição da educação superior para um sistema de massa, representada pelos trabalhadores. Os docentes serão questionados acerca deste novo perfil de aluno em sala de aula, e neste contexto será verificado o processo de adaptação dos entrevistados aos discentes de baixa renda. Para a análise dos dados, o parâmetro inicial será a partir do ano de 2002, com o novo formato do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), programa nacional do Ministério da Educação, até o período atual. Deste modo, ocorre a necessidade de maiores investigações que contemplem as instituições universitárias, as quais podem indicar um espaço de reprodução de desigualdades socioeconômicas e, consequentemente, ocasionar em novas implicações adaptativas dos docentes acerca das demandas solicitadas.