De acordo com as novas diretrizes do curso de graduação em Medicina, o discente deve ter uma formação ampliada, humanista e crítica. Espera-se que os novos médicos sejam capazes não só de compreender os fatores biológicos referentes ao processo saúde-doença, mas entender e intervir nos determinantes sociais, culturais e psicológicos, entre outros. Nesse contexto, o estudo sobre a sexualidade de adolescentes e jovens é, ao mesmo tempo, uma necessidade e um desafio na formação médica. O presente trabalho tem como objetivo descrever o uso de método semelhante ao netnográfico, no ciberespaço, para ensino-aprendizagem desta temática, destacando o estudo da cibercultura. O ciberespaço é o conjunto dos modos de comunicação e relações sociais propiciado com o advento da internet e a rede de computadores, enquanto que a netnografia é o método utilizado para interpretar e descrever os processos culturais nos ambientes virtuais: a cibercultura. Trata-se de um relato de experiência pedagógica vivenciada com estudantes de Medicina do quarto período da Universidade Católica de Pernambuco. Os estudantes foram divididos em 9 grupos para realização de atividade prática, com orientações sobre a observação virtual e elaboração de relatório com síntese crítica. Além das aulas presenciais, utilizou-se o ambiente de aprendizagem virtual, onde é possível observar a construção e interação dos alunos. Por fim, evidenciou-se as potencialidades do uso do ciberespaço como campo fértil para experiências pedagógicas, assim como a necessidade de construção de técnicas e métodos para esta finalidade.