O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada em duas escolas da rede particular de Ensino Fundamental de Campina Grande (PB), com turmas do 8º e 9º anos, na disciplina de Língua Inglesa e teve como objetivo geral analisar a importância da utilização da tradução como estratégia no ensino de língua inglesa para alunos do ensino fundamental. O procedimento metodológico compreendeu estudos bibliográficos e pesquisa de campo de natureza qualitativa valorizando os aspectos descritivos e as percepções para focalizar o particular como elemento de uma totalidade, procurando compreender os sujeitos envolvidos em seu contexto. Para coleta e análise dos dados, foram aplicadas as seguintes técnicas de pesquisa qualitativa: a observação direta e a aplicação de questionários semi-estruturados. Os sujeitos da pesquisa foram professores e alunos. O estudo apontou para o interesse dos alunos por atividades que envolvam a tradução de músicas ou textos, pois estes demonstraram enxergar a tradução, principalmente de músicas, como uma ferramenta que irá ajudá-los a compreender melhor a língua inglesa.