Este trabalho propõe uma reflexão a respeito do impacto que a matemática exerce no aprendizado da disciplina de química. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa fazendo uso de questionários e entrevistas. O público alvo incluiu discentes do 1º e 3º ano do Ensino Médio, e docentes que lecionam na rede estadual, ambos no município de Arapiraca-AL. A análise dos resultados obtidos apontam para os desafios colocados diante dos docentes e as dificuldades apontadas pelos discentes no que tange a assimilação do conteúdo químico. Os docentes, muitas vezes, não conseguem lidar com a dificuldade em questão no sentido de promover a assimilação e consequente aprendizagem do conhecimento químico associado à matemática. Fatores como: sobrecarga de trabalho, falta de comunicação com outros docentes nas escolas e falta de interesse dos alunos dificultam o desenvolvimento do conteúdo e a discussão da temática. Os discentes, por sua vez, possuem uma grande dificuldade quando se deparam com uma química abstrata e pautada apenas por equações e cálculos de natureza matemática sem nenhuma relação com o seu cotidiano.