Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE ENSINO UNOI EDUCAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO COM RECURSOS DIGITAIS

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, RECURSOS DIGITAIS, UNOI EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49208
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1469
    "inscrito_id" => 9426
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE ENSINO UNOI EDUCAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO COM RECURSOS DIGITAIS"
    "resumo" => "A pesquisa partiu do interesse em discutir a associação do livro didático impresso com recursos digitais no Ensino Médio, tendo como objetivo analisar qualitativamente o material didático e as percepções de alunos e do professor acerca da inclusão de recursos digitais no ensino de Física através do sistema de ensino UNOi Educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em uma escola de ensino médio na cidade de Sobral - CE, na qual foi aplicado um questionário aos alunos e realizada uma entrevista ao professor de Física, visando verificar suas concepções sobre os recursos de ensino. Tomou-se o PNLD 2018 como critério de avaliação do material didático e seu plano de aula. Observou-se que os envolvidos na pesquisa concordam que o livro didático auxilia o estudo e que frequentemente é utilizado, embora pouco mais da metade dos alunos afirmam entende-lo às vezes. Os recursos digitais são considerados potenciais, no entanto, para melhor proveito de suas funcionalidades, é necessário que os alunos possam utilizar os iPads a qualquer momento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, RECURSOS DIGITAIS, UNOI EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9426_06092018103606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONAS GUIMARÃES PAULO NETO"
    "autor_nome_curto" => "JONAS GUIMARÃES"
    "autor_email" => "jonasgui1@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49208
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1469
    "inscrito_id" => 9426
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE ENSINO UNOI EDUCAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO COM RECURSOS DIGITAIS"
    "resumo" => "A pesquisa partiu do interesse em discutir a associação do livro didático impresso com recursos digitais no Ensino Médio, tendo como objetivo analisar qualitativamente o material didático e as percepções de alunos e do professor acerca da inclusão de recursos digitais no ensino de Física através do sistema de ensino UNOi Educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em uma escola de ensino médio na cidade de Sobral - CE, na qual foi aplicado um questionário aos alunos e realizada uma entrevista ao professor de Física, visando verificar suas concepções sobre os recursos de ensino. Tomou-se o PNLD 2018 como critério de avaliação do material didático e seu plano de aula. Observou-se que os envolvidos na pesquisa concordam que o livro didático auxilia o estudo e que frequentemente é utilizado, embora pouco mais da metade dos alunos afirmam entende-lo às vezes. Os recursos digitais são considerados potenciais, no entanto, para melhor proveito de suas funcionalidades, é necessário que os alunos possam utilizar os iPads a qualquer momento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, RECURSOS DIGITAIS, UNOI EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9426_06092018103606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONAS GUIMARÃES PAULO NETO"
    "autor_nome_curto" => "JONAS GUIMARÃES"
    "autor_email" => "jonasgui1@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A pesquisa partiu do interesse em discutir a associação do livro didático impresso com recursos digitais no Ensino Médio, tendo como objetivo analisar qualitativamente o material didático e as percepções de alunos e do professor acerca da inclusão de recursos digitais no ensino de Física através do sistema de ensino UNOi Educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em uma escola de ensino médio na cidade de Sobral - CE, na qual foi aplicado um questionário aos alunos e realizada uma entrevista ao professor de Física, visando verificar suas concepções sobre os recursos de ensino. Tomou-se o PNLD 2018 como critério de avaliação do material didático e seu plano de aula. Observou-se que os envolvidos na pesquisa concordam que o livro didático auxilia o estudo e que frequentemente é utilizado, embora pouco mais da metade dos alunos afirmam entende-lo às vezes. Os recursos digitais são considerados potenciais, no entanto, para melhor proveito de suas funcionalidades, é necessário que os alunos possam utilizar os iPads a qualquer momento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.