Concebendo a importância dos gêneros textuais/discursivos ao ensino de línguas, este trabalho tem por finalidade apresentar, analisar e discutir como as atividades de compreensão oral, fala, leitura e escrita são orientadas no livro didático de Língua Inglesa do nono ano. A presente produção é um recorte de uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC 2017/2018). Para desenvolver este estudo, analisamos o livro didático Way to English for Brazilian Learners e nos respaldamos teoricamente nas contribuições de Bakhtin (2003), Antunes (2003; 2009), Koch & Elias (2012), Marcuschi (2008), Oliveira (2015), entre outros. A partir dos resultados obtidos, podemos inferir que o autor do livro selecionado propõe um estudo das quatro habilidades linguísticas a partir do uso de diferentes gêneros textuais/discursivos na maioria das atividades orientadas. Tornou-se notável também que, em todas as seções que compreendem as habilidades linguísticas, há a presença de pré–atividades como um meio de ajudar os alunos a ativar os conhecimentos prévios e favorecer um estudo eficaz da Língua Inglesa.