Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DE G5 AMBIENTAL EM ESCOLA, NA CIDADE DE CARUARU-PE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, G5 AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, ESCOLAS Pôster (PO) GT 14. Educação Ambiental
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os projetos de educação ambiental vêm sendo implementados como alternativa para minimização das atividades humanas que afetam direta ou indiretamente a saúde, segurança ou bem-estar das pessoas, bem como os impactos na qualidade dos recursos naturais. Com base nisso, foi criado o grupo de Gestão Ambiental Avançada, pertencente a Universidade Federal de Pernambuco, que implementou em escolas da cidade de Caruaru, o projeto Amigos do Meio Ambiente. De modo a fazer de cada aluno um agente ambiental, o projeto se baseia na metodologia G5 ambiental, que consiste em cinco eixos, gestão das águas, gestão da energia, gestão dos resíduos sólidos, gestão da fauna e da flora e gestão do conhecimento. Como ferramentas, para um atingir um resultado satisfatório na implementação da metodologia, foram utilizadas aulas expositivas, vídeos, oficinas de reciclagem e os alunos fizeram parte da mudança de um local sem muito uso, dentro da escola, transformando-o em um espaço ecovivência. Portanto, a introdução de um projeto de educação ambiental em escolas com a ajuda da metodologia G5-Ambiental, permitiu a participação direta e indireta da comunidade em ações que transformam o ambiente escolar e contribuem para a sua sustentabilidade. A relevância dessa participação social e o alcance das medidas que foram implantadas influenciarão na modificação do perfil ambiental do entorno escolar a longo prazo, colaborando com o poder público municipal, na consolidação de métodos e técnicas de gestão ambiental que podem ser replicados em outras unidades escolares e/ou outros grupos comunitários.

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