O Projeto Café Cons(Ciência) buscou analisar a importância do protagonismo discente na efetivação da aprendizagem significativa no contexto da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II, levando em consideração a relação direta entre currículo e a prática como forma organizadora do processo educativo. Neste sentido, vemos que a interação do mesmo no cotidiano escolar e na prática pedagógica constitui a autonomia e capacidade de formar novas aprendizagens a partir dos conhecimentos prévios que o indivíduo possui o que passa a produzir um conhecimento que reverbera positivamente na vida do educando. Para tanto, o Projeto foi planejado para execução em cerca de um mês, que perpassa por teoria/prática/protagonismo, e culminância em uma manhã de café da manhã coletivo e compartilhamento de conhecimentos. Nossas reflexões, como docentes, nas avaliações seriadas feitas no decorrer desse projeto, é que há uma correlação direta entre conhecimentos prévios e adquiridos, no que tange especialmente aos significantes, e que também há uma relevância muito grande do discente na atuação da sua própria aprendizagem, sendo o professor portanto, um mediador nesse processo.