, Antonio. Educação especial no brasil e espanha: avanços e desafios. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47124>. Acesso em: 05/11/2024 05:56
Este estudo refere-se a uma análise crítica sobre a educação especial no Brasil em comparação às políticas de educação espanhola. Para tanto, propõe-se as seguintes questões para o estudo: Que documentos normatizam a política de educação especial no Brasil e Espanha? Que concepções e práticas educacionais consubstanciam a política de educação especial? Quais os avanços e desafios se para a sua implementação? Como guisa para consecução de possíveis respostas às questões buscou-se primordialmente analisar de forma comparativa o marco normativo da política de educação especial no Brasil e Espanha para destacar os avanços e desafios. O caminho metodológico para satisfazer esse intento consistiu na pesquisa documental conforme metodológicas percorrendo as seguintes fases: determinação dos objetivos, confecção do plano de trabalho, identificação, localização e obtenção das fontes; classificação e análise dos documentos. Para tanto, lançou-se mão sobre dados secundários, particularmente textos normativos. Assim, o estudo acerca da educação especial no Brasil e Espanha, por meio da análise do marco normativo, possibilitou percebe as concepções e práticas educacionais consubstanciadas no texto da lei e suas implicações na agenda pública e implementação da política de educação especial em ambos os países. Nesse sentido, constatou-se que os principais avanços no atendimento de pessoas com deficiência no campo da política de educação ocorrem principalmente a partir do momento em que se institui nesses países a democracia.