Ao abordar os temas referentes à Educação Ambiental com alunos de Ensino Médio, busca-se ressaltar a importância de educar indivíduos em uma perspectiva de percepção ambiental coerente com o posicionamento crítico a respeito dos atuais problemas ambientais e das medidas necessárias para sua minimização. Partindo da problemática da Educação Ambiental, foi fomentado e executado um minicurso com a temática da coleta seletiva para a formação de alunos do Ensino Médio, objetivando identificar a percepção ambiental destes e estimular a mudança de percepção e a construção de uma consciência crítica frente aos problemas ambientais. Este trabalho foi desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com alunos voluntários e matriculados no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, localizada na cidade de Campina Grande – PB, decorrente da análise das metodologias de ensino utilizadas durante o decorrer do minicurso “Fazendo a Coleta Seletiva na Escola”, em um período total de dois meses compreendidos entre setembro e novembro de 2012, vinculado ao projeto “Pense Verde, Pense Limpo”, em atuação na mesma instituição. Para tanto, foi utilizado o método de “Análise Temática” (BARDIN, 2010), aplicado às respostas oriundas dos questionários, resultando na formação de três categorias (percepção ambiental crítica, percepção ambiental acrítica e extensão do conhecimento). Os resultados sinalizam que a percepção dos alunos se modificou de forma progressiva com a realização do minicurso, no qual foram abordados os conceitos e aplicações no tocante à coleta seletiva, visto que, esta temática aliada à Educação Ambiental proporciona melhores efeitos no processo de aprendizagem dos conteúdos ambientais.