MINICURSO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE SUPORTE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4866 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 513 "titulo" => "MINICURSO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE SUPORTE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB" "resumo" => "Ao abordar os temas referentes à Educação Ambiental com alunos de Ensino Médio, busca-se ressaltar a importância de educar indivíduos em uma perspectiva de percepção ambiental coerente com o posicionamento crítico a respeito dos atuais problemas ambientais e das medidas necessárias para sua minimização. Partindo da problemática da Educação Ambiental, foi fomentado e executado um minicurso com a temática da coleta seletiva para a formação de alunos do Ensino Médio, objetivando identificar a percepção ambiental destes e estimular a mudança de percepção e a construção de uma consciência crítica frente aos problemas ambientais. Este trabalho foi desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com alunos voluntários e matriculados no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, localizada na cidade de Campina Grande – PB, decorrente da análise das metodologias de ensino utilizadas durante o decorrer do minicurso “Fazendo a Coleta Seletiva na Escola”, em um período total de dois meses compreendidos entre setembro e novembro de 2012, vinculado ao projeto “Pense Verde, Pense Limpo”, em atuação na mesma instituição. Para tanto, foi utilizado o método de “Análise Temática” (BARDIN, 2010), aplicado às respostas oriundas dos questionários, resultando na formação de três categorias (percepção ambiental crítica, percepção ambiental acrítica e extensão do conhecimento). Os resultados sinalizam que a percepção dos alunos se modificou de forma progressiva com a realização do minicurso, no qual foram abordados os conceitos e aplicações no tocante à coleta seletiva, visto que, esta temática aliada à Educação Ambiental proporciona melhores efeitos no processo de aprendizagem dos conteúdos ambientais." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_10_2013_15_33_38_idinscrito_513_1687e5a5c69948f15d4bf328a583eef5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALERIA DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VALERIA DOS SANTOS PEREIRA" "autor_email" => "valeria-pereiraa@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4866 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 513 "titulo" => "MINICURSO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE SUPORTE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB" "resumo" => "Ao abordar os temas referentes à Educação Ambiental com alunos de Ensino Médio, busca-se ressaltar a importância de educar indivíduos em uma perspectiva de percepção ambiental coerente com o posicionamento crítico a respeito dos atuais problemas ambientais e das medidas necessárias para sua minimização. Partindo da problemática da Educação Ambiental, foi fomentado e executado um minicurso com a temática da coleta seletiva para a formação de alunos do Ensino Médio, objetivando identificar a percepção ambiental destes e estimular a mudança de percepção e a construção de uma consciência crítica frente aos problemas ambientais. Este trabalho foi desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com alunos voluntários e matriculados no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, localizada na cidade de Campina Grande – PB, decorrente da análise das metodologias de ensino utilizadas durante o decorrer do minicurso “Fazendo a Coleta Seletiva na Escola”, em um período total de dois meses compreendidos entre setembro e novembro de 2012, vinculado ao projeto “Pense Verde, Pense Limpo”, em atuação na mesma instituição. Para tanto, foi utilizado o método de “Análise Temática” (BARDIN, 2010), aplicado às respostas oriundas dos questionários, resultando na formação de três categorias (percepção ambiental crítica, percepção ambiental acrítica e extensão do conhecimento). Os resultados sinalizam que a percepção dos alunos se modificou de forma progressiva com a realização do minicurso, no qual foram abordados os conceitos e aplicações no tocante à coleta seletiva, visto que, esta temática aliada à Educação Ambiental proporciona melhores efeitos no processo de aprendizagem dos conteúdos ambientais." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_10_2013_15_33_38_idinscrito_513_1687e5a5c69948f15d4bf328a583eef5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALERIA DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VALERIA DOS SANTOS PEREIRA" "autor_email" => "valeria-pereiraa@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }