Neste trabalho buscamos compreender a relação entre Professor-Técnico e Alunos-Atletas surdos durante a prática de atividades esportivas em um espaço não-formal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo contexto se deu num treino de Vôlei na praia do Janga na cidade de Paulista/PE e contou com a a participação de onze Alunos-Atletas surdos, sendo oito mulheres e três homens, com idades entre 18 e 44 anos.A partir dos resultados apresentados, verifica-se a importância do domínio da Libras para além dos muros da escola; fica evidente que a fluência em Libras também é pré-requisito para propostas de práticas esportivas bilíngues para surdos. Desse modo, este estudo reforça o papel que o profissional em Educação Física tem no desenvolvimento de habilidades e competências por pessoas surdas numa proposta filosófica educacional bilíngue, valorizando a língua, a identidade e a cultura dos surdos no processo de ensino e aprendizagem em ambientes não-formais. Por último, este trabalho aponta para a necessidade da capacitação de profissionais em Libras para lidar com as especificidades das pessoas surdas, assim como para garantir a inclusão e a participação de surdos na sociedade, sobretudo, em espaços não-formais de aprendizagem.