Os textos que fazem parte do cotidiano funcionam, atualmente, como veículos para posições ideológicas variadas. Os textos jornalísticos como artigo de opinião, notícias, reportagem etc são exemplos disso. Assim, é necessário que a escola forneça as ferramentas para que os alunos consigam reconhecer esses pontos de vista e se posicionarem, efetuando uma leitura crítica dos conteúdos. Nesse sentido, os gêneros do discurso argumentativos são um dos muitos objetos de ensino de Língua Portuguesa que chegam a sala de aula por meio dos livros didáticos. Nossa pesquisa objetiva analisar o ensino da argumentação nesses livros, com ênfase nos gêneros que os compõem, buscando compreender e avaliar a metodologia didática utilizada pelos autores. Por estar em andamento, no âmbito deste trabalho, discutiremos o livro destinado ao 7º ano da coleção didática Singular e Plural (Ensino Fundamental II), uma das três mais selecionadas pelos professores por meio do PNLD. O objeto de análise foi o ensino de argumentação nas atividades de produção textual dos gêneros carta de reclamação e de solicitação. A fim de caracterizar o procedimento didático adotado pelas autoras, foram utilizadas duas dimensões de análise: curricular e didática. Verificamos que o ensino de argumentação, por meio da temática, dos gêneros escolhidos como objeto de ensino e da metodologia utilizada, auxilia o estudante a adotar uma prática cidadã reflexiva e ativa.