A Biblioteca Flor de Papel (BFP) assumiu o lugar de protagonista em um trabalho de pesquisa que investigou a relação entre criança, livro e a literatura infantil. Compreender como se dá o envolvimento da criança pequena com a literatura infantil e também como este espaço colabora com a Creche UFF, onde está inserida, em seu compromisso com as funções de ensino-pesquisa-extensão. Essas foram as motivações que suscitaram o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado. O material empírico produzido é composto de 75 trabalhos, entre dissertação de mestrado, artigos acadêmicos, relatórios de estágio, projetos e relatórios de extensão, resumos de artigos acadêmicos, trabalho de conclusão de curso, e outros relativos às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na BFP; além de entrevista com a bibliotecária responsável. O estudo e análise desta produção foi baseada na metodologia de Interpretação de Sentidos (Minayo, 2012). Além da análise do corpus desta pesquisa, foi realizada revisão de literatura que trata da constituição das bibliotecas escolares e da literatura infantil no Brasil, passando pelas atuais políticas públicas para o fomento da leitura literária e do livro infantil. Esta pesquisa possibilitou o reconhecimento da biblioteca escolar como um espaço para a aproximação da criança com a literatura infantil; assim como um território de produção de experiências de infância e de culturas infantis, além de afirmar a identidade da Biblioteca Flor de Papel como um ambiente da educação infantil que produz conhecimento sobre as crianças e a infância no contexto da leitura e da literatura infantis.