O presente artigo busca expor, de forma clara e objetiva, as transformações pelas
quais a educação passou ao decorrer da história, demonstrando as implicações que marcaram
tais transformações. Sendo o trabalho a categoria fundante do ser social, a educação é um
complexo fundado, que, por sua vez, depende da maneira como o trabalho está se realizado
num dado momento histórico as suas modificações, sempre numa relação autonomia relativa e
de determinações recíprocas. Desse modo, a educação possui um caráter reprodutor, capaz de
imprimir nos indivíduos valores, ideias, padrões, comportamentos, bem como procura
reprimir ideias, valores, comportamentos etc. que não foram compatíveis com a sociedade
vigente. Portanto, percebe-se que, ao longo da história, a educação vai tomando formas e
contornos que depende, exclusivamente, das necessidades que o mundo dos homens se
apresenta, delineando objetivos que atendam aquele momento específico. O artigo em
questão, trás, a partir de uma criteriosa análise bibliográfica, o resultado de estudos que se
fundamentam na compreensão acerca dos fenômenos sociais e históricos que tem fortes
rebatimentos na educação.