Esse trabalho tem como objetivo coletar dados afim de entender como os professores avaliam. Por sabermos que a educação é fluida, o processo de ensino deve acompanhá-la. Constantemente surgem novas técnicas, práticas, conceitos e teorias, é importante que estejamos dispostos e busquemos o aperfeiçoamento. Conhecendo todas as dificuldades encontradas na sala de aula, é importante levar em consideração que é uma tarefa árdua acompanhar várias turmas, com vários alunos, e adequar as metodologias de ensino e de avaliação a cada uma delas, afinal o ensino por si só não garante aprendizado. Professores de duas cidades no interior do Ceará foram nosso objeto de estudo, para compreender como funciona esse processo foi aplicado um questionário de caráter qualitativo havendo um levantamento de dados, o que permitiu a construção desse trabalho. Os resultados obtidos superaram os esperados e revelam que a avaliação ocorre de forma contínua e dinâmica, permitindo um melhor aproveitamento e tornando a escola um ambiente saudável, adequado e agradável, onde o educando sente prazer e entusiasmo ao aprender.