O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a implementação do Bloco Inicial de Alfabetização nas escolas da rede pública do Distrito Federal. Apresentamos uma breve trajetória desta implementação que resultou na substituição da seriação pela organização escolar em ciclos, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, principiada no ano de 2005 e consolidada em 2008. Discorremos sobre os princípios teórico-metodológicos que norteiam o trabalho pedagógico nestas turmas e que estão previstos nos documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Nestes documentos, encontramos uma pauta teórica que fortalece a aprendizagem significativa, tendo a ludicidade como eixo integrador do Currículo e, a avaliação formativa, como um dos pilares da organização do trabalho pedagógico. Trazemos também como discussão, a importância da alfabetização como início do processo de escolarização da criança e, como esta deve orientar-se para a compreensão do funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética como um sistema notacional, em intrínseca relação com o letramento científico. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e a análise documental.