Este trabalho objetiva identificar os principais impactos que o déficit de aprendizagem de algumas funções causa no estudo da disciplina Cálculo Diferencial e Integral I ofertada no curso superior de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco – UPE, campus Petrolina. Inicialmente, foi identificado – como já esperado – que o conteúdo funções é extremamente importante para aprender os conceitos vistos no Cálculo Diferencial e Integral I. A Matemática é reconhecidamente uma das ciências mais importantes em, praticamente, tudo o que diz respeito à humanidade. Enquanto componente curricular, boa parte de tudo que é estudado nas escolas terá contribuição significativa na vida profissional dos alunos. Porém, a realidade da qual se tem conhecimento sobre o atual modelo de ensino e aprendizagem gera preocupações quanto à sua qualidade, em termos de resultados. Logo, é importante verificar e analisar quais as causas desse contexto e suas consequências. Para coletar os dados, foi desenvolvido e disponibilizado, via internet, um questionário com 12 (doze) perguntas relacionadas ao tema, do qual 34 (trinta e quatro) alunos de vários períodos do curso da instituição se voluntariaram a participar. Como método de pesquisa, foi utilizada a abordagem quali-quantitativa, e a amostra selecionada foram alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UPE. Foi possível constatar que os alunos chegam a essa disciplina e se deparam com dificuldades em assimilar os principais conceitos, devido, principalmente, à aprendizagem insuficiente em algumas funções. Diante disso, um dos principais impactos sobre o estudo do cálculo decorrentes desse déficit de aprendizagem são as reprovações; quase 60% dos alunos voluntários já foram reprovados em Cálculo Diferencial e Integral I, bem como as dificuldades em aprender os conceitos vistos na disciplina. Foi importante constatar a relevância deste assunto no estudo do Cálculo Diferencial e Integral I, sob a ótica dos alunos da instituição, assim como contribuir para possíveis mudanças que venham a ocorrer, seja no estudo do cálculo ou em etapas anteriores a esse.