RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: O USO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45034 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 1891 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: O USO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho refere-se a um relato de experiência pedagógica a qual foi realizada no Estágio de docência em Educação Infantil durante o período de 20 de novembro a 25 de dezembro de 2017, na Creche Municipal Galdina Barbosa Silveira localizada na Cidade de Campina Grande- PB, com alunos do pré II da referida Creche,como intuito promover momentos de prazer através da leitura, proporcionando atividades agradáveis e meios divertidos para contá-las, estabelecendo a ligação entre o imaginário e o real, tão presente no dia-a-dia das crianças, em que poderam expressar sua percepção de mundo, possibilitando, assim, a criação da identidade e da autonomia, bem como o pensamento lógico, o desenvolvimento da linguagem e a socialização. Desta forma, buscamos aqui descrever o resultado da experiência pedagógica desenvolvida, permitindo que fosse feito um diagnóstico aprofundado de elementos essenciais para a prática educativa, entre eles: os aspectos estruturais, cognitivos, afetivos e sociais, desenvolvendo um olhar mais atento e reflexivo para essa etapa tão importante que é a base para a formação do indivíduo. Para discutir este relato tive como aporte teórico Barbosa (2001) e Horn (2001) e alguns documentos oficiais os quais nos permitiram ter um olhar mais reflexivo sobre as práticas educativas, como também propiciaram um entendimento maior sobre a importância da Educação Infantil, de suas finalidades e da importância que o educador tem nesse âmbito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA5_ID1891_24072018224651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAMIRES RAMOS LACERDA " "autor_nome_curto" => "TAMIRES LACERDA" "autor_email" => "tamireslacerda16@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45034 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 1891 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: O USO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho refere-se a um relato de experiência pedagógica a qual foi realizada no Estágio de docência em Educação Infantil durante o período de 20 de novembro a 25 de dezembro de 2017, na Creche Municipal Galdina Barbosa Silveira localizada na Cidade de Campina Grande- PB, com alunos do pré II da referida Creche,como intuito promover momentos de prazer através da leitura, proporcionando atividades agradáveis e meios divertidos para contá-las, estabelecendo a ligação entre o imaginário e o real, tão presente no dia-a-dia das crianças, em que poderam expressar sua percepção de mundo, possibilitando, assim, a criação da identidade e da autonomia, bem como o pensamento lógico, o desenvolvimento da linguagem e a socialização. Desta forma, buscamos aqui descrever o resultado da experiência pedagógica desenvolvida, permitindo que fosse feito um diagnóstico aprofundado de elementos essenciais para a prática educativa, entre eles: os aspectos estruturais, cognitivos, afetivos e sociais, desenvolvendo um olhar mais atento e reflexivo para essa etapa tão importante que é a base para a formação do indivíduo. Para discutir este relato tive como aporte teórico Barbosa (2001) e Horn (2001) e alguns documentos oficiais os quais nos permitiram ter um olhar mais reflexivo sobre as práticas educativas, como também propiciaram um entendimento maior sobre a importância da Educação Infantil, de suas finalidades e da importância que o educador tem nesse âmbito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA5_ID1891_24072018224651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAMIRES RAMOS LACERDA " "autor_nome_curto" => "TAMIRES LACERDA" "autor_email" => "tamireslacerda16@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }