AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA SURDA FILHA DE PAIS OUVINTES: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NESSE PROCESSO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44390 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 651 "inscrito_id" => 1487 "titulo" => "AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA SURDA FILHA DE PAIS OUVINTES: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NESSE PROCESSO" "resumo" => """ O processo de comunicação dos sujeitos, normalmente, ocorre por meio da \r\n linguagem verbal dependendo da audição. Quando se trata de criança surda este paradigma é\r\n quebrado. Portanto propôs-se a realização deste estudo abordando algumas situações \r\n vivenciadas no cotidiano da criança surda filha de pais ouvintes. A pesquisa objetiva-se na \r\n análise sobre o impacto do diagnóstico da surdez e o processo de aceitação da família. \r\n Verifica-se a língua materna da criança surda considerando que seu primeiro contado deu-se\r\n com usuários da língua oral, seus pais. Salienta-se a importância do envolvimento familiar \r\n nesse processo e o quanto essa interação e relação interferem no desenvolvimento emocional \r\n e sociointeracional da criança surda. Pôde-se analisar o compartilhamento entre família e \r\n escola na formação dessa criança e o uso da língua de sinais como forma de comunicação da \r\n mesma. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa, tendo \r\n como base a teoria de vários autores que se empenharam em estudar o processo de \r\n desenvolvimento cognitivo e de aquisição da linguagem de crianças surdas. Por meio desta \r\n pesquisa, pretende-se contribuir com aqueles que buscam esses conhecimentos, com o \r\n objetivo de auxiliar e/ou direcionar familiares ouvintes que se deparam com diagnóstico da \r\n surdez de seu filho. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "SURDEZ, FAMÍLIA, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID1487_03082018203116.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE TÓTOLI DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "elaine.totoli@ifpr.edu.br" "autor_ies" => "IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44390 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 651 "inscrito_id" => 1487 "titulo" => "AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA SURDA FILHA DE PAIS OUVINTES: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NESSE PROCESSO" "resumo" => """ O processo de comunicação dos sujeitos, normalmente, ocorre por meio da \r\n linguagem verbal dependendo da audição. Quando se trata de criança surda este paradigma é\r\n quebrado. Portanto propôs-se a realização deste estudo abordando algumas situações \r\n vivenciadas no cotidiano da criança surda filha de pais ouvintes. A pesquisa objetiva-se na \r\n análise sobre o impacto do diagnóstico da surdez e o processo de aceitação da família. \r\n Verifica-se a língua materna da criança surda considerando que seu primeiro contado deu-se\r\n com usuários da língua oral, seus pais. Salienta-se a importância do envolvimento familiar \r\n nesse processo e o quanto essa interação e relação interferem no desenvolvimento emocional \r\n e sociointeracional da criança surda. Pôde-se analisar o compartilhamento entre família e \r\n escola na formação dessa criança e o uso da língua de sinais como forma de comunicação da \r\n mesma. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa, tendo \r\n como base a teoria de vários autores que se empenharam em estudar o processo de \r\n desenvolvimento cognitivo e de aquisição da linguagem de crianças surdas. Por meio desta \r\n pesquisa, pretende-se contribuir com aqueles que buscam esses conhecimentos, com o \r\n objetivo de auxiliar e/ou direcionar familiares ouvintes que se deparam com diagnóstico da \r\n surdez de seu filho. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "SURDEZ, FAMÍLIA, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID1487_03082018203116.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE TÓTOLI DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "elaine.totoli@ifpr.edu.br" "autor_ies" => "IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }