Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) NO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DA PARAÍBA

Palavra-chaves: NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS., EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA., TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DA PARAÍBA. Pôster (PO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
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      Introdução: Na atual Gestão da Coordenadoria de Desenvolvimento (CODES) do Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Paraíba (TRE-PB), a premissa básica é a execução de um planejamento estratégico de capacitação profissional dos servidores da Justiça Eleitoral paraibana. Sobretudo no contexto das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), além de investigar a implementação de políticas sociais na utilização das ferramentas de Educação à Distância (EAD) voltadas ao pleno exercício da inclusão digital e das atividades realizadas pelos profissionais do TRE-PB. Justificativa: No âmbito da Justiça Eleitoral paraibana,  os profissionais que tem acesso aos Cursos de EAD e demais atividades de treinamento através das novas tecnologias, possuem a capacidade de socialização.  Sob o ponto de vista de ANDRADE (2000,  p. 27), este é o momento de avaliar em que as empresas públicas e privadas, os Governos Estaduais e o Governo Federal, além da sociedade civil, passaram a repensar um novo projeto para o país direcionado para ações de inserção social, digital e empresarial, propiciando de certa forma, condições para competir em um mundo econômico, político, social e culturalmente globalizado, que se estrutura no saber. No âmbito do planejamento estratégico de capacitação profissional na era das novas tecnologias digitais, é possível assimilar o pensamento de IBÁNEZ (1996, p. 10), o qual afirma que o Ensino a Distância  (EAD) é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser de massa e que substitui a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula. Metodologia: Revisão crítica bibliográfica e Pesquisa de Campo no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento (CODES) do Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Paraíba (TRE-PB). Resultados: A atual Gestão da CODES do TRE/PB possui o compromisso de valorização do quadro de servidores da Justiça Eleitoral paraibana, proporcionando o pleno acesso à educação à distância (EAD) e atividades de capacitação profissional, como uma exigência das públicas de cunho financeiro,  econômico, tecnológico, ambiental  e social, assim ocorridos na vida moderna. A CODES do TRE-PB segue as recomendações feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Plano Anual de Capacitação (PAC), ao contar com o número total de 571 servidores capacitados devidamente direcionados a participar de 30 atividades, compostas por cursos abertos e cursos fechados (in company).\r\n
      Discussão: Segundo SEGRERA (2005, p.37), mesmo diante das mudanças na organização e no tipo de trabalho, deve exigir um nível mais elevado de educação e requalificação permanente. Uma pressão crescente sobre os governos dos países em desenvolvimento para que estes invistam mais em educação, para poder preparar uma força de trabalho mais competitiva e produzir técnicas sofisticadas, que permitam competir num mercado mundial  globalizado. Conclusões: O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PB)  em seu planejamento estratégico de capacitação profissional  precisa de uma revisão constante atualização nos Cursos de EAD promovidos pela Coordenadoria de Desenvolvimento (CODES), para um elevado nível de aprendizagem  e atualização de conhecimentos dos servidores públicos da Justiça Eleitoral paraibana.
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      Introdução: Na atual Gestão da Coordenadoria de Desenvolvimento (CODES) do Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Paraíba (TRE-PB), a premissa básica é a execução de um planejamento estratégico de capacitação profissional dos servidores da Justiça Eleitoral paraibana. Sobretudo no contexto das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), além de investigar a implementação de políticas sociais na utilização das ferramentas de Educação à Distância (EAD) voltadas ao pleno exercício da inclusão digital e das atividades realizadas pelos profissionais do TRE-PB. Justificativa: No âmbito da Justiça Eleitoral paraibana,  os profissionais que tem acesso aos Cursos de EAD e demais atividades de treinamento através das novas tecnologias, possuem a capacidade de socialização.  Sob o ponto de vista de ANDRADE (2000,  p. 27), este é o momento de avaliar em que as empresas públicas e privadas, os Governos Estaduais e o Governo Federal, além da sociedade civil, passaram a repensar um novo projeto para o país direcionado para ações de inserção social, digital e empresarial, propiciando de certa forma, condições para competir em um mundo econômico, político, social e culturalmente globalizado, que se estrutura no saber. No âmbito do planejamento estratégico de capacitação profissional na era das novas tecnologias digitais, é possível assimilar o pensamento de IBÁNEZ (1996, p. 10), o qual afirma que o Ensino a Distância  (EAD) é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser de massa e que substitui a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula. Metodologia: Revisão crítica bibliográfica e Pesquisa de Campo no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento (CODES) do Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Paraíba (TRE-PB). Resultados: A atual Gestão da CODES do TRE/PB possui o compromisso de valorização do quadro de servidores da Justiça Eleitoral paraibana, proporcionando o pleno acesso à educação à distância (EAD) e atividades de capacitação profissional, como uma exigência das públicas de cunho financeiro,  econômico, tecnológico, ambiental  e social, assim ocorridos na vida moderna. A CODES do TRE-PB segue as recomendações feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Plano Anual de Capacitação (PAC), ao contar com o número total de 571 servidores capacitados devidamente direcionados a participar de 30 atividades, compostas por cursos abertos e cursos fechados (in company).\r\n
      Discussão: Segundo SEGRERA (2005, p.37), mesmo diante das mudanças na organização e no tipo de trabalho, deve exigir um nível mais elevado de educação e requalificação permanente. Uma pressão crescente sobre os governos dos países em desenvolvimento para que estes invistam mais em educação, para poder preparar uma força de trabalho mais competitiva e produzir técnicas sofisticadas, que permitam competir num mercado mundial  globalizado. Conclusões: O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PB)  em seu planejamento estratégico de capacitação profissional  precisa de uma revisão constante atualização nos Cursos de EAD promovidos pela Coordenadoria de Desenvolvimento (CODES), para um elevado nível de aprendizagem  e atualização de conhecimentos dos servidores públicos da Justiça Eleitoral paraibana.
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Introdução: Na atual Gestão da Coordenadoria de Desenvolvimento (CODES) do Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Paraíba (TRE-PB), a premissa básica é a execução de um planejamento estratégico de capacitação profissional dos servidores da Justiça Eleitoral paraibana. Sobretudo no contexto das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), além de investigar a implementação de políticas sociais na utilização das ferramentas de Educação à Distância (EAD) voltadas ao pleno exercício da inclusão digital e das atividades realizadas pelos profissionais do TRE-PB. Justificativa: No âmbito da Justiça Eleitoral paraibana, os profissionais que tem acesso aos Cursos de EAD e demais atividades de treinamento através das novas tecnologias, possuem a capacidade de socialização. Sob o ponto de vista de ANDRADE (2000, p. 27), este é o momento de avaliar em que as empresas públicas e privadas, os Governos Estaduais e o Governo Federal, além da sociedade civil, passaram a repensar um novo projeto para o país direcionado para ações de inserção social, digital e empresarial, propiciando de certa forma, condições para competir em um mundo econômico, político, social e culturalmente globalizado, que se estrutura no saber. No âmbito do planejamento estratégico de capacitação profissional na era das novas tecnologias digitais, é possível assimilar o pensamento de IBÁNEZ (1996, p. 10), o qual afirma que o Ensino a Distância (EAD) é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser de massa e que substitui a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula. Metodologia: Revisão crítica bibliográfica e Pesquisa de Campo no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento (CODES) do Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Paraíba (TRE-PB). Resultados: A atual Gestão da CODES do TRE/PB possui o compromisso de valorização do quadro de servidores da Justiça Eleitoral paraibana, proporcionando o pleno acesso à educação à distância (EAD) e atividades de capacitação profissional, como uma exigência das públicas de cunho financeiro, econômico, tecnológico, ambiental e social, assim ocorridos na vida moderna. A CODES do TRE-PB segue as recomendações feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Plano Anual de Capacitação (PAC), ao contar com o número total de 571 servidores capacitados devidamente direcionados a participar de 30 atividades, compostas por cursos abertos e cursos fechados (in company). Discussão: Segundo SEGRERA (2005, p.37), mesmo diante das mudanças na organização e no tipo de trabalho, deve exigir um nível mais elevado de educação e requalificação permanente. Uma pressão crescente sobre os governos dos países em desenvolvimento para que estes invistam mais em educação, para poder preparar uma força de trabalho mais competitiva e produzir técnicas sofisticadas, que permitam competir num mercado mundial globalizado. Conclusões: O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PB) em seu planejamento estratégico de capacitação profissional precisa de uma revisão constante atualização nos Cursos de EAD promovidos pela Coordenadoria de Desenvolvimento (CODES), para um elevado nível de aprendizagem e atualização de conhecimentos dos servidores públicos da Justiça Eleitoral paraibana.

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