A Psicologia Escolar e Educacional passa por transformações e aprimoramentos nas suas práticas desde seu reconhecimento e firmamento enquanto profissão até os dias atuais. Hoje, ela forma um elo de suma importância na qualidade de ensino e inclusão de pessoas com deficiência na educação brasileira. O presente trabalho propõe-se discutir a importância do profissional da psicologia e seu lugar na promoção da educação inclusiva, como promissora de um desenvolvimento de qualidade. A metodologia é de cunho qualitativo, por meio de pesquisas bibliográficas com base em estudos sobre o tema abordado. É notório entender que para que ocorra o processo de inclusão é necessário que haja mudanças nas instituições escolares, no qual os profissionais, equipe interdisciplinar, as famílias e a sociedade em si, se sensibilizem e respeitem as limitações dessas pessoas, viabilizando assim ao acesso a aprendizagem. O trabalho do psicólogo junto com outros profissionais e o apoio da sociedade frente a esse processo, torna o desenvolvimento da educação inclusiva de qualidade; quebrando preconceitos e estigmas acerca das crianças com deficiências