ASPECTOS SÓCIO-EDUCACIONAIS DOS ACOLHIDOS PELO ESCRITÓRIO SOCIAL DO TJPB EM CAMPINA GRANDE
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44413 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 477 "inscrito_id" => 1401 "titulo" => "ASPECTOS SÓCIO-EDUCACIONAIS DOS ACOLHIDOS PELO ESCRITÓRIO SOCIAL DO TJPB EM CAMPINA GRANDE" "resumo" => "Desde o ano de 2017 funciona no Tribunal de Justiça da Paraíba na comarca de Campina Grande o Escritório Social para encaminhamento, ressocialização e cidadania para os presos custodiados que são liberados após audiência de custódia. O referido setor funciona como campo de estágio com os (as) alunos (as) do Curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB referente ao componente Estágio Básico II na área de Desenvolvimento Humano e Processos Educativos. A partir deste cenário, o estudo em tela objetivou apresentar o perfil dos custodiados que passaram pelo Escritório Social (semestres 2017.1 e 2017.2) considerando os aspectos sócio-educacionais. Com a construção deste perfil teremos condições de mapear as possibilidades de encaminhamento para a rede de ensino público da nossa cidade para a conclusão de etapas de escolarização pendentes. Os resultados mostraram que a maioria dos atendidos foi homens (91,8%) e a mulheres somaram 8,2%. Com relação à escolaridade deste público 3,6% são analfabetos, 56,4% têm o ensino fundamental incompleto, com o ensino fundamental completo são 5,5%, com o ensino médio incompleto os percentuais são 11,8% enquanto que 19,1% têm o ensino médio completo e, com relação ao ensino superior 1,8% têm o ensino superior incompleto e o mesmo percentual (1,8%) para os que têm o ensino superior completo. O trabalho do Escritório Social se reveste de importância ímpar neste cenário, pois o encaminhamento para a rede de ensino público pode garantir a ressocialização dessas pessoas e criar as condições para uma efetiva reinserção social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA, RESSOCIALIZAÇÃO, ESCRITÓRIO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA23_ID1401_01082018193344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ PEREIRA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "peracg@oi.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44413 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 477 "inscrito_id" => 1401 "titulo" => "ASPECTOS SÓCIO-EDUCACIONAIS DOS ACOLHIDOS PELO ESCRITÓRIO SOCIAL DO TJPB EM CAMPINA GRANDE" "resumo" => "Desde o ano de 2017 funciona no Tribunal de Justiça da Paraíba na comarca de Campina Grande o Escritório Social para encaminhamento, ressocialização e cidadania para os presos custodiados que são liberados após audiência de custódia. O referido setor funciona como campo de estágio com os (as) alunos (as) do Curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB referente ao componente Estágio Básico II na área de Desenvolvimento Humano e Processos Educativos. A partir deste cenário, o estudo em tela objetivou apresentar o perfil dos custodiados que passaram pelo Escritório Social (semestres 2017.1 e 2017.2) considerando os aspectos sócio-educacionais. Com a construção deste perfil teremos condições de mapear as possibilidades de encaminhamento para a rede de ensino público da nossa cidade para a conclusão de etapas de escolarização pendentes. Os resultados mostraram que a maioria dos atendidos foi homens (91,8%) e a mulheres somaram 8,2%. Com relação à escolaridade deste público 3,6% são analfabetos, 56,4% têm o ensino fundamental incompleto, com o ensino fundamental completo são 5,5%, com o ensino médio incompleto os percentuais são 11,8% enquanto que 19,1% têm o ensino médio completo e, com relação ao ensino superior 1,8% têm o ensino superior incompleto e o mesmo percentual (1,8%) para os que têm o ensino superior completo. O trabalho do Escritório Social se reveste de importância ímpar neste cenário, pois o encaminhamento para a rede de ensino público pode garantir a ressocialização dessas pessoas e criar as condições para uma efetiva reinserção social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA, RESSOCIALIZAÇÃO, ESCRITÓRIO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA23_ID1401_01082018193344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ PEREIRA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "peracg@oi.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }