SILVA, Cláudia Luciene De Melo et al.. #adolescenciaemacao. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/44166>. Acesso em: 22/11/2024 21:38
Este projeto é fruto de reflexões sobre o processo de ensino e de aprendizagem de educandos do ensino médio e técnico integrado. Tais reflexões sugerem que o referido processo requer considerar o indivíduo em sua totalidade, numa perspectiva sistêmica, direcionada para o protagonismo e para uma formação cidadã. Para tanto, as ações serão direcionadas, inicialmente, aos educandos do curso de Serviços Jurídicos do CACC e docentes. Paralelamente, dirigidas aos docentes e educandos de uma escola pública do município de Cabedelo -PB. O objetivo é promover a ressignificação do espaço escolar para esses atores sociais, através de oficinas e rodas de diálogos sobre assuntos pertinentes a vida, interesses e necessidades desses jovens na atualidade, discussões e reflexões com docentes que acompanham esses jovens e multiplicação desses trabalhos para outros jovens de escolas públicas. Ressalta-se que este projeto se trata de um plano piloto, cujo intuito é estabelecer ações contínuas, sistemáticas e, não pontuais, a cada período do ano letivo. Espera-se assim, incentivar o protagonismo e a cidadania, favorecer o processo de ensino e de aprendizagem, como também favorecer o desenvolvimento integral (emocional, físico, psicológico, social, histórico) dos participantes (educandos e educadores) do projeto.