TAVARES, Cintia Baião Barros et al.. Educação inclusiva e formação docente. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/44582>. Acesso em: 23/11/2024 04:47
A historicidade da educação traz em si marcas de exclusão de pessoas com deficiência, pobres e mulheres perpassando a Grécia antiga a Idade Média. O contexto educacional brasileiro, é delineado por constantes transformações devido às mudanças na sociedade , logo, torna-se imprescindível novas práticas inclusivas para atender as especificidades e particularidades para potencializar o desenvolvimento integral, destes sujeitos, e consequentemente, a aprendizagem significativa. Diante disso, faz-se necessário refletir sobre a educação inclusiva nas escolas, bem como as políticas públicas que assegurem os direitos dos sujeitos com deficiências e transtornos no âmbito educacional. O percurso metodológico, deu-se a partir da pesquisa bibliográfica, à luz das ideias dos teóricos como Carvalho (2012), Aranha (2006), Rodrigues, Capellini, Santos (2014), Oliveira (2009) e documentos como a Constituição Federativa (1988), Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). A partir desse estudo observou-se a falta de conhecimento dos professores para atuar no contexto educacional na perspectiva da educação inclusiva, porquanto necessita de saberes específicos os quais corrobora com a corporeidade da sua prática e para uma inclusão efetiva.