EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DOCENTE
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44582 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 782 "inscrito_id" => 394 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A historicidade da educação traz em si marcas de exclusão de pessoas com deficiência, pobres e mulheres perpassando a Grécia antiga a Idade Média. O contexto educacional brasileiro, é delineado por constantes transformações devido às mudanças na sociedade , logo, torna-se imprescindível novas práticas inclusivas para atender as especificidades e particularidades para potencializar o desenvolvimento integral, destes sujeitos, e consequentemente, a aprendizagem significativa. Diante disso, faz-se necessário refletir sobre a educação inclusiva nas escolas, bem como as políticas públicas que assegurem os direitos dos sujeitos com deficiências e transtornos no âmbito educacional. O percurso metodológico, deu-se a partir da pesquisa bibliográfica, à luz das ideias dos teóricos como Carvalho (2012), Aranha (2006), Rodrigues, Capellini, Santos (2014), Oliveira (2009) e documentos como a Constituição Federativa (1988), Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). A partir desse estudo observou-se a falta de conhecimento dos professores para atuar no contexto educacional na perspectiva da educação inclusiva, porquanto necessita de saberes específicos os quais corrobora com a corporeidade da sua prática e para uma inclusão efetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA9_ID394_10082018121133.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA BAIÃO BARROS TAVARES" "autor_nome_curto" => "CINTIA BAIÃO" "autor_email" => "cintiabdeb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44582 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 782 "inscrito_id" => 394 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A historicidade da educação traz em si marcas de exclusão de pessoas com deficiência, pobres e mulheres perpassando a Grécia antiga a Idade Média. O contexto educacional brasileiro, é delineado por constantes transformações devido às mudanças na sociedade , logo, torna-se imprescindível novas práticas inclusivas para atender as especificidades e particularidades para potencializar o desenvolvimento integral, destes sujeitos, e consequentemente, a aprendizagem significativa. Diante disso, faz-se necessário refletir sobre a educação inclusiva nas escolas, bem como as políticas públicas que assegurem os direitos dos sujeitos com deficiências e transtornos no âmbito educacional. O percurso metodológico, deu-se a partir da pesquisa bibliográfica, à luz das ideias dos teóricos como Carvalho (2012), Aranha (2006), Rodrigues, Capellini, Santos (2014), Oliveira (2009) e documentos como a Constituição Federativa (1988), Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). A partir desse estudo observou-se a falta de conhecimento dos professores para atuar no contexto educacional na perspectiva da educação inclusiva, porquanto necessita de saberes específicos os quais corrobora com a corporeidade da sua prática e para uma inclusão efetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA9_ID394_10082018121133.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA BAIÃO BARROS TAVARES" "autor_nome_curto" => "CINTIA BAIÃO" "autor_email" => "cintiabdeb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }