UMA ANÁLISE SOBRE AS DIFERENÇAS ESTRUTURAIS ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO SURDO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45100 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 506 "inscrito_id" => 1164 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE AS DIFERENÇAS ESTRUTURAIS ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO SURDO" "resumo" => "A Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) são as línguas que permeiam a educação de surdos, sendo a LIBRAS considerada a língua materna, primeira e, a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, a segunda. A aquisição dessas línguas situa-se politicamente enquanto direito dos mesmos, no entanto, ao surdo se constitui um grande desafio o aprendizado e o domínio da escrita da língua oral, da mesma forma, ao doente é um grande desafio ensinar e compreender a especificidades da escrita desse aluno. Diante disso o presente artigo busca apresentar algumas das diferenças estruturais entre a Língua Portuguesa e a LIBRAS, como forma de contribuir para reduzir as dúvidas que os professores de língua portuguesa possam apresentar em relação à escrita do aluno surdo e a avaliação de sua produção textual, elemento fundamental, uma vez que, numa perspectiva inclusiva, cabe ao educador estabelecer critérios específicos de avaliação. Busca-se esclarecer também, quais são as principais dificuldades enfrentadas por estes alunos em relação à língua portuguesa e a importância da presença do Tradutor/Intérprete de LIBRAS (TILS) neste processo. Para tanto, foi utilizada, além de pesquisa bibliográfica, a linguística contrastiva, que se caracteriza pela comparação entre duas ou mais línguas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "LIBRAS, LINGUA PORTUGUESA, PRODUÇÃO TEXTUAL, TILS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID1164_02082018095632.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE MORITZ" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jaqueline.moritz@ifpr.edu" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45100 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 506 "inscrito_id" => 1164 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE AS DIFERENÇAS ESTRUTURAIS ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO SURDO" "resumo" => "A Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) são as línguas que permeiam a educação de surdos, sendo a LIBRAS considerada a língua materna, primeira e, a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, a segunda. A aquisição dessas línguas situa-se politicamente enquanto direito dos mesmos, no entanto, ao surdo se constitui um grande desafio o aprendizado e o domínio da escrita da língua oral, da mesma forma, ao doente é um grande desafio ensinar e compreender a especificidades da escrita desse aluno. Diante disso o presente artigo busca apresentar algumas das diferenças estruturais entre a Língua Portuguesa e a LIBRAS, como forma de contribuir para reduzir as dúvidas que os professores de língua portuguesa possam apresentar em relação à escrita do aluno surdo e a avaliação de sua produção textual, elemento fundamental, uma vez que, numa perspectiva inclusiva, cabe ao educador estabelecer critérios específicos de avaliação. Busca-se esclarecer também, quais são as principais dificuldades enfrentadas por estes alunos em relação à língua portuguesa e a importância da presença do Tradutor/Intérprete de LIBRAS (TILS) neste processo. Para tanto, foi utilizada, além de pesquisa bibliográfica, a linguística contrastiva, que se caracteriza pela comparação entre duas ou mais línguas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "LIBRAS, LINGUA PORTUGUESA, PRODUÇÃO TEXTUAL, TILS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID1164_02082018095632.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE MORITZ" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jaqueline.moritz@ifpr.edu" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }