Considerando a importância da História da Matemática como uma ferramenta que pode potencializar e estimular melhor a compreensão dos conteúdos matemáticos e compreendendo o surgimento de alguns conceitos e aplicações de determinados conteúdos, podemos levar os estudantes a entenderem e refletirem sobre a importância da Matemática em nossas vidas. Esse trabalho foi oriundo de um projeto que executamos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Veneziano Vital do Rego envolvendo uma turma do 1º ano do Ensino Médio, no turno noite. Nesse projeto, utilizamos a contextualização histórica no conteúdo de Funções, trazendo a História das Funções e suas aplicações, inserindo-a em nossas aulas à medida que íamos desenvolvendo os conteúdos supracitados. Nossa metodologia priorizou o trabalho com atividades mais lúdicas; desenvolvemos e aplicamos, portanto, problemas curiosos, suas propriedades e desafios em que os alunos buscassem resolvê-los por tentativas matemáticas ou outras maneiras. Além disso, foram realizados seminários pelos alunos, nos quais foram apresentadas as biografias dos principais estudiosos que se debruçaram e preconizaram o estudo das diversas funções. Os dados revelaram que contextualizar historicamente os conteúdos, possibilita que os alunos percebam a importância e a utilidade daquilo que estudam. Desse modo, refletimos a necessidade de o professor utilizar a História da Matemática na abordagem dos conceitos das funções, ou somando outros recursos didáticos que favoreçam a construção do conhecimento na sala de aula.