PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO POLY COMO RECURSO
METODOLÓGICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA
GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43332 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 529 "titulo" => """ PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO POLY COMO RECURSO\r\n METODOLÓGICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA\r\n GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL """ "resumo" => """ Nossa proposta de utilização do aplicativo Poly como recurso metodológico para o ensino\r\n e aprendizagem da Geometria Plana e Espacial faz parte do Projeto de Extensão UEPB intitulado\r\n Exploração de Aplicativos para o Ensino e a Aprendizagem Matemática: práticas pedagógicas e\r\n metodológicas colaborativas a professores em exercício. O assunto abordado, Geometria Plana e\r\n Espacial, é uma área da Matemática do ensino básico e apresenta muitas dificuldades. Muitos dos\r\n alunos não têm conhecimento de noções básicas da Geometria, que devem ser desenvolvidas no\r\n Ensino Fundamental e aprimoradas no Ensino Médio. Poly, aplicativo desenvolvido pela\r\n Pedagoguery Software Inc., tem sua versão gratuita e disponível em\r\n http://www.peda.com/download/. Com o aplicativo Poly é possível explorar diversos sólidos de\r\n diferentes formas, inclusive em suas formas planificadas. Esperamos contribuir para o ensino e\r\n aprendizagem da Geometria com nossa proposta, visto que são poucos os professores de\r\n Matemática que utilizam aplicativos em sala de aula e no estudo da Geometria. Na maioria dos\r\n casos, professores não possibilitam aos alunos exploração dos conceitos a serem trabalhados a partir\r\n da visualização dos sólidos ou de sua forma planificada. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, POLY, GEOMETRIA PLANA, GEOMETRIA ESPACIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID529_26052018154009.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA DE SOUSA COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanascoelhos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43332 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 529 "titulo" => """ PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO POLY COMO RECURSO\r\n METODOLÓGICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA\r\n GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL """ "resumo" => """ Nossa proposta de utilização do aplicativo Poly como recurso metodológico para o ensino\r\n e aprendizagem da Geometria Plana e Espacial faz parte do Projeto de Extensão UEPB intitulado\r\n Exploração de Aplicativos para o Ensino e a Aprendizagem Matemática: práticas pedagógicas e\r\n metodológicas colaborativas a professores em exercício. O assunto abordado, Geometria Plana e\r\n Espacial, é uma área da Matemática do ensino básico e apresenta muitas dificuldades. Muitos dos\r\n alunos não têm conhecimento de noções básicas da Geometria, que devem ser desenvolvidas no\r\n Ensino Fundamental e aprimoradas no Ensino Médio. Poly, aplicativo desenvolvido pela\r\n Pedagoguery Software Inc., tem sua versão gratuita e disponível em\r\n http://www.peda.com/download/. Com o aplicativo Poly é possível explorar diversos sólidos de\r\n diferentes formas, inclusive em suas formas planificadas. Esperamos contribuir para o ensino e\r\n aprendizagem da Geometria com nossa proposta, visto que são poucos os professores de\r\n Matemática que utilizam aplicativos em sala de aula e no estudo da Geometria. Na maioria dos\r\n casos, professores não possibilitam aos alunos exploração dos conceitos a serem trabalhados a partir\r\n da visualização dos sólidos ou de sua forma planificada. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, POLY, GEOMETRIA PLANA, GEOMETRIA ESPACIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID529_26052018154009.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA DE SOUSA COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanascoelhos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }