Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO POLY COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, POLY, GEOMETRIA PLANA, GEOMETRIA ESPACIAL Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43332
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 267
    "inscrito_id" => 529
    "titulo" => """
      PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO POLY COMO RECURSO\r\n
      METODOLÓGICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA\r\n
      GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL
      """
    "resumo" => """
      Nossa proposta de utilização do aplicativo Poly como recurso metodológico para o ensino\r\n
      e aprendizagem da Geometria Plana e Espacial faz parte do Projeto de Extensão UEPB intitulado\r\n
      Exploração de Aplicativos para o Ensino e a Aprendizagem Matemática: práticas pedagógicas e\r\n
      metodológicas colaborativas a professores em exercício. O assunto abordado, Geometria Plana e\r\n
      Espacial, é uma área da Matemática do ensino básico e apresenta muitas dificuldades. Muitos dos\r\n
      alunos não têm conhecimento de noções básicas da Geometria, que devem ser desenvolvidas no\r\n
      Ensino Fundamental e aprimoradas no Ensino Médio. Poly, aplicativo desenvolvido pela\r\n
      Pedagoguery Software Inc., tem sua versão gratuita e disponível em\r\n
      http://www.peda.com/download/. Com o aplicativo Poly é possível explorar diversos sólidos de\r\n
      diferentes formas, inclusive em suas formas planificadas. Esperamos contribuir para o ensino e\r\n
      aprendizagem da Geometria com nossa proposta, visto que são poucos os professores de\r\n
      Matemática que utilizam aplicativos em sala de aula e no estudo da Geometria. Na maioria dos\r\n
      casos, professores não possibilitam aos alunos exploração dos conceitos a serem trabalhados a partir\r\n
      da visualização dos sólidos ou de sua forma planificada.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, POLY, GEOMETRIA PLANA, GEOMETRIA ESPACIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID529_26052018154009.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA DE SOUSA COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanascoelhos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43332
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 267
    "inscrito_id" => 529
    "titulo" => """
      PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO POLY COMO RECURSO\r\n
      METODOLÓGICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA\r\n
      GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL
      """
    "resumo" => """
      Nossa proposta de utilização do aplicativo Poly como recurso metodológico para o ensino\r\n
      e aprendizagem da Geometria Plana e Espacial faz parte do Projeto de Extensão UEPB intitulado\r\n
      Exploração de Aplicativos para o Ensino e a Aprendizagem Matemática: práticas pedagógicas e\r\n
      metodológicas colaborativas a professores em exercício. O assunto abordado, Geometria Plana e\r\n
      Espacial, é uma área da Matemática do ensino básico e apresenta muitas dificuldades. Muitos dos\r\n
      alunos não têm conhecimento de noções básicas da Geometria, que devem ser desenvolvidas no\r\n
      Ensino Fundamental e aprimoradas no Ensino Médio. Poly, aplicativo desenvolvido pela\r\n
      Pedagoguery Software Inc., tem sua versão gratuita e disponível em\r\n
      http://www.peda.com/download/. Com o aplicativo Poly é possível explorar diversos sólidos de\r\n
      diferentes formas, inclusive em suas formas planificadas. Esperamos contribuir para o ensino e\r\n
      aprendizagem da Geometria com nossa proposta, visto que são poucos os professores de\r\n
      Matemática que utilizam aplicativos em sala de aula e no estudo da Geometria. Na maioria dos\r\n
      casos, professores não possibilitam aos alunos exploração dos conceitos a serem trabalhados a partir\r\n
      da visualização dos sólidos ou de sua forma planificada.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, POLY, GEOMETRIA PLANA, GEOMETRIA ESPACIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID529_26052018154009.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA DE SOUSA COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanascoelhos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Nossa proposta de utilização do aplicativo Poly como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da Geometria Plana e Espacial faz parte do Projeto de Extensão UEPB intitulado Exploração de Aplicativos para o Ensino e a Aprendizagem Matemática: práticas pedagógicas e metodológicas colaborativas a professores em exercício. O assunto abordado, Geometria Plana e Espacial, é uma área da Matemática do ensino básico e apresenta muitas dificuldades. Muitos dos alunos não têm conhecimento de noções básicas da Geometria, que devem ser desenvolvidas no Ensino Fundamental e aprimoradas no Ensino Médio. Poly, aplicativo desenvolvido pela Pedagoguery Software Inc., tem sua versão gratuita e disponível em http://www.peda.com/download/. Com o aplicativo Poly é possível explorar diversos sólidos de diferentes formas, inclusive em suas formas planificadas. Esperamos contribuir para o ensino e aprendizagem da Geometria com nossa proposta, visto que são poucos os professores de Matemática que utilizam aplicativos em sala de aula e no estudo da Geometria. Na maioria dos casos, professores não possibilitam aos alunos exploração dos conceitos a serem trabalhados a partir da visualização dos sólidos ou de sua forma planificada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.