A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 42859 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 165 "inscrito_id" => 571 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "A aplicação de atividades didáticas assim como o desenvolvimento de objetos lúdicos por professores é uma ferramenta importante para o aprendizado de química orgânica, assim como para as demais áreas de conhecimento. Portanto, esse trabalho tem como objetivo principal estimular o ensino e aprendizagem do conteúdo de nomenclatura das funções orgânicas a partir do jogo de um dominó sobre o conteúdo de orgânica. O público alvo foi uma turma do 3º Ano composta por 22 alunos de uma instituição de ensino da rede pública de ensino, localizada na cidade de Campina Grande/PB. Para a realização do jogo foi necessário que os estudantes recebessem uma breve introdução do conteúdo de química orgânica que envolvia o estudo das cadeias carbônicas, suas classificações e hidrocarbonetos. A atividade foi realizada na própria sala de aula, na qual os estudantes estavam organizados em grupos de quatro integrantes. De acordo com a pesquisa realizada, foi possível observar de forma clara, a interação dos estudantes durante toda a aula. A Aplicação do dominó sobre o conteúdo de orgânica, teve um resultado positivo, notando-se que 87% dos estudantes afirmaram que a utilização do jogo foi uma forma de absorver melhor o conteúdo, assim como tornar a aula mais atrativa e dinâmica, chamando atenção para o ensino e quebrando a rotina vivenciada diariamente pelos mesmos dentro da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "ENSINO, ALUNO, QUÍMICA ORGÂNICA, JOGO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID571_19052018211744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA RAFAELLA SCHEIBLER" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "janainarafaella@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42859 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 165 "inscrito_id" => 571 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "A aplicação de atividades didáticas assim como o desenvolvimento de objetos lúdicos por professores é uma ferramenta importante para o aprendizado de química orgânica, assim como para as demais áreas de conhecimento. Portanto, esse trabalho tem como objetivo principal estimular o ensino e aprendizagem do conteúdo de nomenclatura das funções orgânicas a partir do jogo de um dominó sobre o conteúdo de orgânica. O público alvo foi uma turma do 3º Ano composta por 22 alunos de uma instituição de ensino da rede pública de ensino, localizada na cidade de Campina Grande/PB. Para a realização do jogo foi necessário que os estudantes recebessem uma breve introdução do conteúdo de química orgânica que envolvia o estudo das cadeias carbônicas, suas classificações e hidrocarbonetos. A atividade foi realizada na própria sala de aula, na qual os estudantes estavam organizados em grupos de quatro integrantes. De acordo com a pesquisa realizada, foi possível observar de forma clara, a interação dos estudantes durante toda a aula. A Aplicação do dominó sobre o conteúdo de orgânica, teve um resultado positivo, notando-se que 87% dos estudantes afirmaram que a utilização do jogo foi uma forma de absorver melhor o conteúdo, assim como tornar a aula mais atrativa e dinâmica, chamando atenção para o ensino e quebrando a rotina vivenciada diariamente pelos mesmos dentro da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "ENSINO, ALUNO, QUÍMICA ORGÂNICA, JOGO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID571_19052018211744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA RAFAELLA SCHEIBLER" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "janainarafaella@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }